Quinta-feira, 3 de Maio de 2007

Mais uma participação do PS na Assembleia Municipal

O Boletim Municipal noticiou, em quase duas páginas, a intervenção que vai ser desencadeada no Parque da Paz.
Ficámos, assim, a saber que os 60 hectares, que são o pulmão saudável desta cidade, vão ter obras de valorização.
Os 25 milhões de euros que a Câmara Municipal de Almada investiu anteriormente são uma excelente aplicação.
Aquele reduto de sossego merece todo o investimento já efectuado e saudamos os projectos que agora se iniciaram e o responsável por aquela concepção.
Só lamentamos que, a Câmara Municipal que nos convida para tantos eventos sociais e culturais, não tenha tido vontade de partilhar com estes representantes dos cidadãos deste concelho, um melhoramento tão importante, não só pelo bem-estar que proporciona a quantos o visitam, mas também porque é o derradeiro local do concelho onde o betão não fez estragos.
Mas, como diz o povo, vivendo e aprendendo…
Não somos, como deputados municipais, cidadãos de primeira, mas legitimamente compete-nos alguma informação privilegiada e não apenas aquela à qual a CDU, nos quer amarrar como cúmplices.
Sempre que convém ao poder autárquico a nossa presença, aí vem o convite para poderem dizer que estivemos lá e concordámos… sempre que o assunto é apenas consensual e pode mesmo render algum protagonismo, o convite fica esquecido.
 
 
As nossas sugestões, por outro lado, são frequentemente desdenhadas nesta Assembleia, mas depois confirmamos o seu aproveitamento por um poder que louvando Abril, não sabe assumir Abril pela falta de humildade democrática e de partilha de decisões colectivas.
Mesmo com a convicção de que as nossas sugestões nem sempre são bem acolhidas, queremos dar algum contributo neste projecto:
A segurança do Parque da Paz tem-nos parecido satisfatória, já que no horário dos trabalhadores do Parque, são eles que fazem uma certa vigilância, porque percorrem o espaço, de jipe ou de carrinha.
Esta solução, que tem inegáveis vantagens económicas tem também alguns inconvenientes que consideramos deverem ser analisados. Trata-se da poluição atmosférica que esses veículos provocam e que são perigosos sempre, mas especialmente quando se faz exercício físico e respiramos os gases saídos dos tubos de escape.
Se se pretende manter este tipo de vigilância, teremos que pensar, rapidamente, em utilizar veículos amigos do ambiente, para não se ser contraditório nos efeitos que se pretendem.
Outra questão tem a ver com a necessidade de fecharem as zonas onde há obras, para que possamos circular sem risco de qualquer acidente.
Ainda sobre a segurança, pensamos que a instalação de um CCTV, um circuito fechado de vigilância por televisão, é uma das prioridades a ter em conta.
Com um sistema destes, até a funcionária das casas de banho poderia acompanhar o que se passa no Parque e alertar os seguranças que circulam.
 
 
Falando de casas de banho, sei que a senhora Presidente recebeu um abaixo-assinado pedindo que sejam construídas mais casas de banho e que haja iluminação em mais locais do Parque. Gostaria de saber o que está decidido sobre estas duas questões.
 Do nosso ponto de vista e apesar de termos consciência das diferenças em termos de extensão, sugerimos que o Parque feche a uma hora que o Executivo considere razoável, como seja o pôr-do-sol, tal como acontece noutros Parques europeus, para que se evitem perigos que julgamos que ainda não experimentámos, mas que poderão vir a suceder quando o Parque se tornar mais visitado.
E por agora, apenas mais uma sugestão:
A planta do Parque está exposta em pelo menos 3 lugares; seria interessante que ela contivesse informação sobre os circuitos possíveis e a sua extensão, para que os cidadãos pudessem escolher de acordo com a sua disponibilidade de tempo ou a sua resistência física, mas que também pudessem estar assinalados os percursos com cores diferentes ao longo do Parque, de forma discreta para que não se prejudique a natureza.
Percebemos que o Arquitecto responsável pela concepção e desenvolvimento dos projectos do Parque da Paz é um técnico com muito saber e o bom gosto está patente nas escolhas que tem vindo a fazer, mas é com prazer que partilhamos estas preocupações/sugestões com quem tem o poder de decidir.
 
 
 
 
 
Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
porque consideramos que todas estas sugestões podem estar já contempladas nos projectos, requeremos nos termos da alínea f) do nº1 do Artº 53 da Lei nº 169/99 de 18 de Setembro, informação sobre a intervenção que vai ser desenvolvida no Parque da Paz e que poderá ser sob a forma de reunião com os técnicos responsáveis.
 
Almada, 26 de Abril de 2007
 
publicado por motssa às 23:07
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De sindicalistalmada@gmail.com a 5 de Maio de 2007 às 18:49
Os comunas não têm sangue, são frios e oportunistas!
Quando é para a fotografia, não convidam ninguém, gostam de ser eles capa de revista.
Já deviam saber disso, ou pensam que algum dia eles vão mudar! Nunca! São falsos e traiçoreiros.

Uma sugestão:

Era interessante que a vigiliância pelo parque fosse feita com veiculos amigos do ambiente, moviado a enegias alternativas, como por exemplo, a bateria!
Existe alguns veiculos com essas caracteristiscas.

Comunas nunca mudam!
De motssa a 6 de Maio de 2007 às 13:29
Muito obrigado, sindicalista! Pela sua sugestão e por se dispôr a comentar os nossos "posts".
Mas se bem reparou essa é uma das sugestões colocadas no texto que leu:"Se se pretende manter este tipo de vigilância, teremos que pensar, rapidamente, em utilizar veículos amigos do ambiente, para não se ser contraditório nos efeitos que se pretendem".
Ainda bem que estamos de acordo e certamente todos os Almadenses de boa fé assim pensarão também...

Comentar post

Pesquisar no blog

 

Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

ADEUS!

DEBATE DE 06.10.2009

NOVO DEBATE

CAMPANHA AUTÁRQUICA

Programa Eleitoral

...

...

COMO FOI O DEBATE?

DEBATE ENTRE TODOS OS CAN...

DEBATE ENTRE TODOS OS CAN...

Arquivo

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Links

Contador

Visitantes