Sábado, 23 de Fevereiro de 2008

Assembleia Municipal de 21 e 22 de FEV. 2008

MOÇÃO

Desde este ano lectivo, Almada está mais rica!

Saudamos a entrada em funcionamento de mais três equipamentos escolares – a EB1/JI do Chegadinho, a EB1/JI da Charneca de Caparica e a EBI de Vale Rosal, dando cumprimento ao Plano de Actividades desta autarquia que afirma “Prosseguir o investimento no parque escolar do ensino básico do 1º. Ciclo e Pré-Escolar, dando prosseguimento à Carta Educativa do Concelho, assegurando as candidaturas para financiamento pelo Ministério da Educação e pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e alargar a rede das bibliotecas escolares”.

Todas estas Escolas, previstas na Carta Educativa do Concelho de Almada, vieram colmatar algumas das lacunas que, especificamente a população da Charneca de Caparica vinha a evidenciar.

A mesma Carta Educativa, contudo, continua a reconhecer a necessidade de uma outra EB1/JI, com 8 salas +2.

Acresce que a Escola Básica do 1º Ciclo de Marco Cabaço e a Escola Básica nº2 de Vale Figueira continuam com problemas de sobrelotação, impedindo que os seus alunos beneficiem da “escola a tempo inteiro” como é seu direito e como os seus colegas das outras escolas do concelho e da sua freguesia.

Também os problemas crónicos das infiltrações de água das chuvas e a falta de espaços específicos para outras actividades são ali sentidas de forma muito penosa.

 

 

Só a grande generosidade do seu corpo docente, a boa gestão do Conselho Executivo do Agrupamento e a boa compreensão dos pais, consegue ir ultrapassando as dificuldades referidas.

Sabemos ser este, um dos objectivos do executivo camarário que refere no seu Plano: “Acompanhar a implementação das actividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico e desenvolver o processo associado às actividades de apoio à família no pré-escolar”.

 

Assim, a Assembleia Municipal de Almada reunida em 21 de Fevereiro de 2008, delibera recomendar à Câmara Municipal de Almada:

 

1-  O desenvolvimento das acções necessárias para que ainda no exercício 2007/2008 seja proporcionado aos estudantes do 1º ciclo, a totalidade das actividades de enriquecimento curricular, nomeadamente providenciando os meios de transporte necessários para os espaços da Freguesia da Charneca de Caparica onde possam desenvolver as referidas actividades;

 

2-  O desenvolvimento das acções necessárias para que no ano lectivo 2008/2009 os estudantes do 1º ciclo do ensino básico destas escolas possam desenvolver a totalidade das actividades de enriquecimento curricular dentro do recinto escolar ou em espaços condignos nas imediações do mesmo;

 

3-  O desenvolvimento de todos os esforços para que no mais curto espaço de tempo, tempo considerado útil para a necessidade presente, proceda à construção de mais uma escola do 1º Ciclo com Jardim de Infância, com o número de salas necessárias para que todas as crianças desta freguesia possam beneficiar da "escola a tempo inteiro" e em condições adequadas ao seu desenvolvimento.

Esta Moção foi rejeitada pela maioria CDU!

É bom que a população da Charneca aprecie estas tomadas de posição.

publicado por motssa às 09:17
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Hermínio a 23 de Fevereiro de 2008 às 23:50
Dê a sua opinião:
1-Era previsível que a CDU votasse contra esta moção?
2-Como gostava que a maioria votasse?
3-Acha que a maioria CDU votou contra por causa das despesas que tal proposta acarretaria?
4-Deve o PS apresentar as suas propostas construtivas apesar de saber que sistematicamente serão desvalorizadas e não aprovadas?
5-Deve o PS desistir de apresentar propostas construtivas e assumir a defesa de todos os interesses não atentidos, colocando-se sistematicamente ao lado de todos os descontentes com a actual maioria autárquica?
6-Concorda que os líderes das concelhias do PS e do PSD tenham trazido para o debate o artigo do Sol da semana passada que dava cobertura jornalística a um proprietário de imóvel descontente com a actuação da Autarquia?
Diga de sua justiça e o que gostaria de ver abordado pelos deputados municipais na próxima Assembleia Municipal que terá lugar em Abril.
...
Em minha opinião a maioria votaria contra esta ou outra moção porque a regra é (tudo o que vem das minorias à sua direita PS/PSD são para votar contra). (Depois é uma questão de inteligência e tratar de carrear argumentação. O que melhor ou pior sempre se pode fazer, principalmente se for longa a experiência.)

Todos os que querem que a actuação do grupo parlamentar do PS em Almada sofra modificações poderão servir-se deste ou doutro meio para transmitirem os seus pontos de vista.
No dia 7 de Março vamos eleger o Presidente da Comissão Política Concelhia e os Coordenadores das secções e respectivos secretariados. É boa altura para todos os que o desejarem participarem e contribuirem para o debate com as suas opiniões.

Nota: Registo que na reunião da Assembleia Municipal de Fevereiro, no Charnequense esteve presente o Vereador (sem pelouro) especialista em questões financeiras José Carlos.
De Serrano a 26 de Fevereiro de 2008 às 14:08
Um incidente polémico:
O movimento umacharnecaparaaspessoas que tem um blog voltou a aparecer e a mostrar que está organizado, desta vez a defender valores ecológicos e outra solução para a via que está previsto atravessará a mata dos medos (leia-se médos, de médos de areia existentes antes da plantação do pinhal há 200 anos).
Desta vez o vereador José Carlos Simões que voltou a estar presente não teve que explicar que não conhece nenhum dos interventores como sendo do PS como aconteceu noutra sessão em que alguém insinuou que havia mãozinha sua na contestação que então trouxeram a debate. Feito o esclarecimento ficou sem fundamento a suspeição de que o movimento era de cariz político partidário no que ao PS diz respeito.
Alguns cidadãos que fazem parte deste movimento apresentaram no final um protesto que não foi lido e que no dia seguinte mereceu alguns comentários por parte do Sr. Presidente da Assembleia Municipal com um pedido de desculpas quanto à forma mas mantendo o conteúdo e salientando comentários feitos por Anaita Botte durante a sua intervenção. No 2º dia
_(quando o Sr. Presidente se justificou e descreveu o comportamento da interveniente que não pode prosseguir a sua intervenção por ter excedido os 4 minutos concedidos a cada inscrito) talvez não tenha estado nenhum dos subscritores do protesto do dia anterior para tomar conhecimento da resposta do Sr Presidente.
De Anónimo a 23 de Março de 2008 às 00:39
Onde andas PS?
De motssa a 23 de Março de 2008 às 01:04
ora viva, comentador anónimo!
sendo todos tão parcos em comentários, e o (a)senhor (a) posto como exemplo, este gestor do blog tem-se sentido pouco motivado para dar informações...
mas vem aí uma sessão da AM e depois falaremos.

Comentar post

Pesquisar no blog

 

Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

ADEUS!

DEBATE DE 06.10.2009

NOVO DEBATE

CAMPANHA AUTÁRQUICA

Programa Eleitoral

...

...

COMO FOI O DEBATE?

DEBATE ENTRE TODOS OS CAN...

DEBATE ENTRE TODOS OS CAN...

Arquivo

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Links

Contador

Visitantes