Sábado, 3 de Março de 2007

MST- Algumas decisões assumidas

ALGUMAS NOTAS SOBRE A REUNIÃO QUE O CHEFE DE MISSÃO DO MST TEVE COM OS MILITANTES DO PS DE CACILHAS (gentilmente cedidas por um sério e simpático militante que esteve presente)

O Eng. Marco Aurélio, Chefe de Missão, ou seja, representante do Governo junto da Câmara e do Concessionário, veio à Secção de Cacilhas do PS ( 16.02.2007) para dar algumas informações e esclarecer algumas dúvidas.

Bem-haja pela sua disponibilidade, mas infelizmente não veio adiantar grande coisa áquilo com que a Câmara nos vai entretendo...

Sobre a evolução das obras não adiantou nada mais para além do que foi dito na reunião que a Câmara promoveu nos Bombeiros de Cacilhas (23.01.2007) e para a qual só foram "convidados" os moradores da AV. 25 de Abril e pracetas adjacentes!!!

Foi novidade, efectivamente, que a verdadeira razão do atraso das obras começou com a exigida (pelas Câmaras de Almada e Seixal) requalificação urbana, desinada "Projecto de Requalificação do Espaço Canal" - PREC, a qual é também responsável por mais dois aspectos negativos desta novela que todos esperamos não termine em tragédia... A saber:

- um é a diminuição da largura das faixas de rodagem, em relação ao que estava previsto no projecto inicial;

- outra é que o custo da obra subiu em relação ao que estava planeado, necessáriamente!

Sobre os Parques de Estacionamento:

Os governos anteriores andaram 2 anos a negociar com a Câmara e o concessionário. Esse atraso é a causa de Almada não ter os estacionamentos que se impunham há muito e antes de as obras entrarem na cidade - diz a minha fonte.

Sobre o Parque de Estacionamento dissuasor que está a ser construído no Centro-Sul, há a hipótese de criar um transporte "expresso" até ao terminal dos barcos, em Cacilhas.

Diga-se em abono da verdade que esta ideia da "navette" foi defendida há muito pelo Ricardo Fernandes que lutou (com muitos outros cidadãos) para que a linha de Cacilhas fosse subterrânea.

Quanto aos Parques de Estacionamento em Cacilhas, o Eng. Marco Aurélio terá "convencido" a Concessionária a fazer um parque de 130 lugares, na Margueirinha, mas sem carácter definitivo.

O mesmo Eng. reafirmou  que "quanto aos parques de estacionamento não há compromisso entre o Estado e o concessionário para fazer os parques, há apenas protocolo de colaboração, ajudando, por exemplo, a encontrar soluções para parques em 3 terrenos nos quais a Câmara concederia condições de edificabilidade como contrapartida para uma exploração economicamente sustentável dos parques".

Àcerca do interface parece ser certo que se localizará junto ao terminal da Transtejo, que neste momento está desactivado e que foi construído no tempo da EXPO.

 

Falta referir os prazos previstos:

 - prox. 30/4/07: início de MST de Corroios até à Cova da Piedade;

 - Cv. Piedade – Universidade – Dez./07

 - Cacilhas . Universidade – finais de 2008

 

publicado por motssa às 09:00
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De alentejano a 3 de Março de 2007 às 22:43
afinal nada de novo.
Tudo na mesma, com ausência de informação, tal qual a escola da dona Mila. O mais importante não disse mas todos sabemos o que vai ser: Uma encrenca para Almada e residentes.
A propósito ninguém perguntou se já está aberto concurso público internacional para a desmontagem do espaço canal após conclusão da "obra darte" da Mila, para que Almada possa sobreviver no futuro como cidade habitável?
Não houve cachimbo da Paz pelos vistos.
De BRA a 21 de Março de 2007 às 23:34
Antes das últimas autárquicas defendi, em vão, que em vez de duas linhas de comboio construíssem uma só para passar pela Av. 25 de Abril e assim o espaço canal ficaria reduzido a metade. As carruagens andariam num só sentido e constantemente de Cacilhas para a Cova da Piedade, pela Av. Povo-MFA , Centro SUL, Av. Bento Gonçalves... Queria ter uma linha em ANEL Tive a sensação que só o camarada Cláudio me ouviu e compreendeu.

Já antes defendera o enterramento do Metro nas Avenidas até ao Cento Sul, como o fizera a Assembleia de Freguesia de Cacilhas e o candidato à Câmara pelo PS, não tendo este ganhe a autarquia há 6 anos.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Antes das últimas autárquicas defendi, em vão, que em vez de duas linhas de comboio construíssem uma só para passar pela Av. 25 de Abril e assim o espaço canal ficaria reduzido a metade. As carruagens andariam num só sentido e constantemente de Cacilhas para a Cova da Piedade, pela Av. Povo-MFA , Centro SUL, Av. Bento Gonçalves... Queria ter uma linha em ANEL Tive a sensação que só o camarada Cláudio me ouviu e compreendeu. <BR><BR>Já antes defendera o enterramento do Metro nas Avenidas até ao Cento Sul, como o fizera a Assembleia de Freguesia de Cacilhas e o candidato à Câmara pelo PS, não tendo este ganhe a autarquia há 6 anos. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Rozigei-me</A> com o facto de ver compreendida e aceite a solução proposta pelos moradores da Ramalha para que o comboio circulasse pela Rua de Alvalade, evitando os prejuízos que a solução da Lopes Mendonça traz para os que ficam mais próximos da linha. <BR><BR>Como muitos defendi a prioridade da construção dos parques de estacionamento e o arrumar da cidade, antes de começar esta obra que se destina a deixar-nos ar menos poluído, espaço ordenado, onde possam circular, protegidos todos os cidadãos em segurança. <BR><BR>Entendo que o comboio além de ir até ao mar deveria passar no fórum Almada (o local hoje mais frequentado dentro do perímetro urbano). <BR><BR>A pressão dos moradores na zona apenas está a conseguir a abertura do parque de estacionamento que fica na continuação da Rua Liberato Teles a meio da Av. 25 de Abril o que revela que a Câmara é sensível aos movimentos desde que sejam de massas e vai guardando uns trunfos e verbas para jogar mas só se for preciso. <BR>Portanto se quiserem ... atingir objectivos têm de ser muitos, mesmo muitos... Só perante o perigo de perder o eleitorado, como é compreensível, em democracia os nossos representantes recuam, embora haja exemplos de louvável flexibilidade e mudança. <BR>

Comentar post

Pesquisar no blog

 

Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

ADEUS!

DEBATE DE 06.10.2009

NOVO DEBATE

CAMPANHA AUTÁRQUICA

Programa Eleitoral

...

...

COMO FOI O DEBATE?

DEBATE ENTRE TODOS OS CAN...

DEBATE ENTRE TODOS OS CAN...

Arquivo

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Links

Contador

Visitantes