Sábado, 3 de Março de 2007

MST- Algumas decisões assumidas

ALGUMAS NOTAS SOBRE A REUNIÃO QUE O CHEFE DE MISSÃO DO MST TEVE COM OS MILITANTES DO PS DE CACILHAS (gentilmente cedidas por um sério e simpático militante que esteve presente)

O Eng. Marco Aurélio, Chefe de Missão, ou seja, representante do Governo junto da Câmara e do Concessionário, veio à Secção de Cacilhas do PS ( 16.02.2007) para dar algumas informações e esclarecer algumas dúvidas.

Bem-haja pela sua disponibilidade, mas infelizmente não veio adiantar grande coisa áquilo com que a Câmara nos vai entretendo...

Sobre a evolução das obras não adiantou nada mais para além do que foi dito na reunião que a Câmara promoveu nos Bombeiros de Cacilhas (23.01.2007) e para a qual só foram "convidados" os moradores da AV. 25 de Abril e pracetas adjacentes!!!

Foi novidade, efectivamente, que a verdadeira razão do atraso das obras começou com a exigida (pelas Câmaras de Almada e Seixal) requalificação urbana, desinada "Projecto de Requalificação do Espaço Canal" - PREC, a qual é também responsável por mais dois aspectos negativos desta novela que todos esperamos não termine em tragédia... A saber:

- um é a diminuição da largura das faixas de rodagem, em relação ao que estava previsto no projecto inicial;

- outra é que o custo da obra subiu em relação ao que estava planeado, necessáriamente!

Sobre os Parques de Estacionamento:

Os governos anteriores andaram 2 anos a negociar com a Câmara e o concessionário. Esse atraso é a causa de Almada não ter os estacionamentos que se impunham há muito e antes de as obras entrarem na cidade - diz a minha fonte.

Sobre o Parque de Estacionamento dissuasor que está a ser construído no Centro-Sul, há a hipótese de criar um transporte "expresso" até ao terminal dos barcos, em Cacilhas.

Diga-se em abono da verdade que esta ideia da "navette" foi defendida há muito pelo Ricardo Fernandes que lutou (com muitos outros cidadãos) para que a linha de Cacilhas fosse subterrânea.

Quanto aos Parques de Estacionamento em Cacilhas, o Eng. Marco Aurélio terá "convencido" a Concessionária a fazer um parque de 130 lugares, na Margueirinha, mas sem carácter definitivo.

O mesmo Eng. reafirmou  que "quanto aos parques de estacionamento não há compromisso entre o Estado e o concessionário para fazer os parques, há apenas protocolo de colaboração, ajudando, por exemplo, a encontrar soluções para parques em 3 terrenos nos quais a Câmara concederia condições de edificabilidade como contrapartida para uma exploração economicamente sustentável dos parques".

Àcerca do interface parece ser certo que se localizará junto ao terminal da Transtejo, que neste momento está desactivado e que foi construído no tempo da EXPO.

 

Falta referir os prazos previstos:

 - prox. 30/4/07: início de MST de Corroios até à Cova da Piedade;

 - Cv. Piedade – Universidade – Dez./07

 - Cacilhas . Universidade – finais de 2008

 

publicado por motssa às 09:00
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